quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GAÚCHO, TCHÊ!


Amigos, peço licença
p’ra falar nesta ocasião
sou guasca criado solto
e gosto da tradição.
O gaúcho é um monarca
crioulo deste torrão
honra e defende este pampa
sempre agüentando o tirão.

Há muito tempo passado
nosso povo demonstrou
saber bem o que queria
e para isso lutou.
Se levantaram as lanças
e o escarcéu se formou
tramado no ferro branco
nosso pampa demarcou.

Dos caudilhos que passaram
sempre devemos lembrar
manter viva essa chama
sempre prontos p’ra pelear.
Olhar firme no horizonte
sem nenhum passo recuar
para os que nos sucederem
terem no que se apoiar.

Sabemos que o nativismo
é coisa que não se ensina
se aprende sem escola
é vertente cristalina.
É um sentimento que brota
como se fosse uma rima
não confundam tradição
com gaúcho cola-fina.
Eu conheço muita gente
que diz ser da tradição
porque anda de bombacha
e gosta de chimarrão.
Mas não conhecem o cerne
do  qual é feito um moirão
nunca pararam rodeio
nem pelearam de facão.

Para ser gaúcho taura
e topar qualquer parada
de bombacha, bota e espora
e na cintura uma adaga.
Tem que ter conhecimento
levar a vida flauteada
ser guapo no entrevero
índio da venta rasgada.

O gaúcho que se preza
não usa de ladinha
não se achica e não se dobra
fica bem reto na espinha.
Estufa o peito garboso
não pode perder a linha
anda sempre empertigado
tal qual um galo de rinha..
                                      CZR