segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NOITE PAMPEANA

Quando a noite desce ao pampa
com clarão da lua cheia,
surgindo atrás das coxilhas
meu peito se incendeia.
Sentado à porta do rancho,
o coração corcoveia.
É potro que não se doma,
incha o lombo e se boleia.

Ao ver a lua subindo,
o pampa todo clareando,
escuto lá nas canhadas
o som de clarins tocando.
E gritos de desespero
de inimigos tombando
sob a força do gaúcho
que já nasceu peleando.

Tomando meu chimarrão
sinto gosto de vitória.
Ouço o tropel de cavalos
de tauras buscando a glória.
E a lua no firmamento
vai escrevendo a história,
dos nossos antecessores
na luta demarcatória.

E a noite vai passando,
vem chegando a madrugada.
O intenso clarão da aurora
ofusca a lua prateada.
Vai surgindo um novo dia
A terra fica dourada.
O pampa todo desperta
Para mais uma jornada.


O despertar representa
a força da nossa gente.
O gaúcho sempre exprime
tudo aquilo que sente.
Tem a sua própria história,
fala a verdade e não mente.
E será sempre o exemplo
desta Nação-Continente.
                                                                  1986, CZR

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CDESMANCHANNNNNNNDO!!!!!!!!

O maior "time” do mundo
que eu vi na minha vida
foi um que jogando à noite
pra torcida preferida
com o seu time garboso,
todos com “pinta” de astro
no futebol brasileiro
foi quem fez o maior fiasco.

Disse um comentarista
depois de fazer um exame
do rendimento do time:
_ não é fiasco – é vexame!
Desmoralizou o esporte
do futebol que é um luxo
deixando-nos com vergonha
até de sermos gaúchos.

Mas isto até não é nada
pois é um time de “papudo”,
eu não gosto de flautear,
prefiro até ficar mudo.
Mas perder dessa goleada
tomando frango e tudo,
Levando um baile de bola
lá dos índios botocudos*.

E com toda essa vergonha
da história que já se evita,
um personagem merece
uma página escrita.
Com o rabo entre as pernas
rumo à Europa, aqui fica,
um saco de gol que não coube
na bagagem da Paquita (Paulo Nunes)

E querem cantar de galo
pensando que são os tais
na  tal Calçada da Fama
deixem espaço pra o Goiás.
Agora, baixa essa crista,
Tricolor, fica na tua
pois para cantar de galo,
primeiro tem que ter pua.

E a respeito de galo
dou mais uma palavrinha,
cruza com o galo vermelho,
do Grêmio a sua galinha.
Certamente o cruzamento,
dá boa raça, eu pressinto,
para que chegue a ser galo
sem ter que passar por pinto.

_Aprendam pois, a lição
deixem de dizer besteira.
Botem a viola no saco,
enrolem  sua bandeira.
Respeitem o Colorado
que é tricampeão sobranceiro
e muito bem representa
o futebol brasileiro.

E no dia em que forem galo
com boa espora no pé,
aprendam a jogar bola
para não tomar olé.
Botem moral nesse time
para não se darem mal
e aprendam como se joga.
Com o Internacional.
CZR

“Homenagem” aos gremistas por ocasião dos históricos 6 x 0 que tomaram do Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, dia 09-07-97.
Santana do Livramento, 10 de julho de 1997.                                   

Aimoré Grupo não-tupi, também chamado de botocudo, vivia do sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Grandes corredores e guerreiros temíveis foram os responsáveis pelo fracasso das capitanias de Ilhéus, Porto Seguro e Espírito Santo. Só foram vencidos no início do século 20. Eram apenas 30 mil

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GAÚCHO, TCHÊ!


Amigos, peço licença
p’ra falar nesta ocasião
sou guasca criado solto
e gosto da tradição.
O gaúcho é um monarca
crioulo deste torrão
honra e defende este pampa
sempre agüentando o tirão.

Há muito tempo passado
nosso povo demonstrou
saber bem o que queria
e para isso lutou.
Se levantaram as lanças
e o escarcéu se formou
tramado no ferro branco
nosso pampa demarcou.

Dos caudilhos que passaram
sempre devemos lembrar
manter viva essa chama
sempre prontos p’ra pelear.
Olhar firme no horizonte
sem nenhum passo recuar
para os que nos sucederem
terem no que se apoiar.

Sabemos que o nativismo
é coisa que não se ensina
se aprende sem escola
é vertente cristalina.
É um sentimento que brota
como se fosse uma rima
não confundam tradição
com gaúcho cola-fina.
Eu conheço muita gente
que diz ser da tradição
porque anda de bombacha
e gosta de chimarrão.
Mas não conhecem o cerne
do  qual é feito um moirão
nunca pararam rodeio
nem pelearam de facão.

Para ser gaúcho taura
e topar qualquer parada
de bombacha, bota e espora
e na cintura uma adaga.
Tem que ter conhecimento
levar a vida flauteada
ser guapo no entrevero
índio da venta rasgada.

O gaúcho que se preza
não usa de ladinha
não se achica e não se dobra
fica bem reto na espinha.
Estufa o peito garboso
não pode perder a linha
anda sempre empertigado
tal qual um galo de rinha..
                                      CZR



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CABELOS BRANCOS

Cabelos brancos de geada,
prata que o tempo legou!
Hoje, pensando na vida
que  o mesmo tempo levou,
sente a inclemência do tempo
no tempo que já passou...

Muitos anos se passaram
no decorrer da existência,
que encarastes, soberbo,
tendo sempre a consciência
que ao vivenciar cada dia
somavas mais experiência....

Pois a vida, bem se sabe,
é um livro que conta histórias,
de alegrias e tristezas,
de fracassos e vitórias,
e nos percalços da vida
moldaste tua memória.

E, hoje, talvez sozinho,
tua companheira é a esperança
mas não te assusta, meu velho!
Quem luta a vitória alcança.
Dizem que depois de velhos
voltamos a ser crianças.

Peço que o Rei do Universo
me dê forças e me ajude
a chegar a tua idade
e atingir a plenitude
com a consciência tranqüila
p’ra dizer à juventude:

_ A vida é um dom divino
nascer, crescer e morrer.
Esta é a lei do universo
E na qual devemos crer.
Ser jovem é como um jogo
que a gente paga p’ra ver.

E creiam que na velhice
a vida tem seu encanto.
Não tenham medo da vida,
Não há motivo p’ra tanto.
Feliz de quem já foi jovem
E hoje tem “cabelos brancos”.
                                             CZR




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

POR QUÊ?

Meu Deus! Por que há no mundo tanta fome?
Seremos nós assim tão pecadores?
Que tenhamos que passar esses horrores!
Ou será por simplesmente sermos homens?

Observo quase sempre o ser humano
E sinto oprimido o coração.
Pois percebo o terror da inanição
Nas crianças, inocentes, desumano!

Por que, Senhor, causar este tormento?
Aos pequenos não deixai desamparados
Serão eles, ó Senhor, meu Deus amado
Que farão este mundo menos cinzento!

Pois se um dia, ó Senhor, aqui na terra
Foi o homem, talvez, pois, tua grande obra.
Daí a ele o castigo dessa sobra:
Faz do mundo uma prisão em pé-de-guerra!

Que transformes a ganância em bem-querer
E ao homem dê um coração de amor
Que não faça de um irmão um sofredor
E que deixe o “possuir” para mais “Ser”.

E no dia em que isso acontecer
Neste mundo não haverá mais pecado
Jesus Cristo, então terá voltado
E na terra será bom de se viver.

Pois o mundo será bom por excelência.
Os pequenos já terão a vida pura
Viverão já bem felizes, com fartura
E o homem selará sua existência!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ESCUTA, MEU FILHO!

 
“Meu filho escuta o que digo
E presta bem atenção,
Não é conselho que faço
Nem mesmo reprovação,
Mas vê se cumpre o que falo
P’ra o bem da tua educação.

Respeita, sempre, os mais velhos
Mesmo que não aches certo.
A opinião dos idosos
Da verdade está mais perto
E te dará mais firmeza
Se o caminho for incerto.

Procura ser ponderado,
Sempre, em qualquer situação.
Mede bem tuas palavras
E age com precisão
Para evitar dissabores
Que ainda é certo virão.

O Respeito é algo lindo
E deve ser conservado,
Pois que no mundo de hoje
Já é algo ultrapassado.
Respeita aos outros, meu filho!
Que é p’ra seres respeitado.

E se assim procedendo
Não fores considerado
Faz que não vê e prossegue
No caminho delineado
Porque mais cedo ou mais tarde
O valor te será dado.

Não sejas injusto, jamais,
Tampouco precipitado,
Age sempre com certeza
Para não ser apontado
Como homem sem palavra
Sem cumprir o combinado.

Te mantém sempre na linha
E olha tudo de frente.
Não foges, jamais, da luta
Enfrenta tudo contente
E sentirás por ti mesmo
Que aprendeste a ser gente.”

Em 13 de agosto de 1984.

Cirumberto Cezar dos Santos
CZR

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

É CHATO SER COLORADO!!!

O mundo virou aldeia, está ficando menor!
E o colorado dos pampas fica cada vez maior!
A América virou ilha e todo mundo já viu,
Saiu de entre os oceanos e veio pro Beira-Rio.

Agora estamos empate, e nem “flauta” cabe mais
No contexto Americano, Grêmio e Inter são iguais.
Mostramos capacidade, e revelando valores
Mais uma estrela no peito com o Bi da Libertadores.

E a nação colorada festeja a conquista assim:
Mostrando para os gremistas quem é que manda no fim.
O Continente é vermelho desde o Sul até o Norte,
E o Colorado Gaúcho mostra ao mundo o quanto é forte.

É chato ser Colorado, vermelho na sua essência.
Ser torcedor deste time é prova de inteligência.
O tri campeão brasileiro nos brinda raça e coragem
E pra conquistar o mundo não dá nem pede passagem.

Seremos sim, bi-campeões não importa a secação.
Vamos com tudo p’ra cima do tal Inter de Milão.
Pois é como alguém já disse de um jeito muito sereno:
“Quem seca um time grande torce p’ra time pequeno”.

Enquanto vamos com tudo mais uma vez p’ro mundial,
Matando todos de inveja lá pros lados do rival.
E sem fazer muito esforço p’ra nossa satisfação,
Lá vão eles outra vez p’ra Segunda Divisão.

E apenas p’ra quebra o verso eu digo com eloquência:
O Campeonato Gaúcho? Eu já nem faço exigência!
Brasileiro, Americano, Mundial? Até me falta paciência!
Mas eu também admito: o Grêmio têm competência!
Afirmo, e não exagero, digo sem enrolação:
Jamais conseguiremos ser campeões: da segunda divisão.

Porém a perspectiva mexe com nosso rival.
Pois o Inter já caminha p’ra o Bi a nível mundial
Gremistas corram atrás, sem choro pois eu já vi...
Que num futuro bem perto lá em “Abu dá BI”

Cirumberto Cezar dos Santos,

Em 19/08/2010 em homenagem ao meu time do coração pela conquista do Bi da Libertadores em 18/08/2010.