Meu Deus! Por que há no mundo tanta fome?
Seremos nós assim tão pecadores?
Que tenhamos que passar esses horrores!
Ou será por simplesmente sermos homens?
Observo quase sempre o ser humano
E sinto oprimido o coração.
Pois percebo o terror da inanição
Nas crianças, inocentes, desumano!
Por que, Senhor, causar este tormento?
Aos pequenos não deixai desamparados
Serão eles, ó Senhor, meu Deus amado
Que farão este mundo menos cinzento!
Pois se um dia, ó Senhor, aqui na terra
Foi o homem, talvez, pois, tua grande obra.
Daí a ele o castigo dessa sobra:
Faz do mundo uma prisão em pé-de-guerra!
Que transformes a ganância em bem-querer
E ao homem dê um coração de amor
Que não faça de um irmão um sofredor
E que deixe o “possuir” para mais “Ser”.
E no dia em que isso acontecer
Neste mundo não haverá mais pecado
Jesus Cristo, então terá voltado
E na terra será bom de se viver.
Pois o mundo será bom por excelência.
Os pequenos já terão a vida pura
Viverão já bem felizes, com fartura
E o homem selará sua existência!
Inspirado em um cartaz da Campanha da Fraternidade – 1985 – que retratava a questão da fome na Etiópia – uma mãe negra com seus filhos, esquálidos, com a fome retratada em seus olhos baços, e a impossibilidade de alcançar uma alimentação minimamente digna.
ResponderExcluirImpossibilidade representada por uma trincheira que hoje nada mais é, do que a indiferença do mundo rico e poderoso frente as necessidades dos povos menos favorecidos, não importando as razões porquê estes perecem... CZR